#9. Um museu dos plásticos? Para quem?
FCT-NOVA, Edifício VII, Sala de Seminários António Manuel Nunes dos Santos
21 June 2018 · 13h00
Resumo
No âmbito do projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa (CIUHCT / FCUL), estamos a desenvolver uma Exposição sobre a História dos Plásticos em parceria com o Museu de Leiria.
O plástico, motor e facilitador de grandes realizações científicas do intelecto humano, mas também imagem das mais prementes preocupações da humanidade. Envolve-nos, molda-nos, veste-nos, transporta-nos, cura-nos… aflige-nos. Que material é este? O que fizemos dele? O que é que ele fez de nós? Pretendemos evidenciar a importância dos Historic Polymeric Materials (HIPOMs) na sua relação com a história da indústria, do design, do consumo, das mentalidades e da ciência em Portugal, através de um processo de musealização, em curso. Tais processos levantam sempre dúvidas relacionadas com a pertinência dos mesmos. A quem pode interessar um aglomerado de peças estáticas em vitrinas?
No caso dos HIPOMs, devido à novidade da consideração destes como “objetos de museu” em Portugal, acrescentam-se as dificuldades da constituição de um acervo – inexistente - e da resolução de problemas de conservação e restauro, cujas técnicas aplicadas ao plástico são ainda incipientes. A Exposição ganha validade se for participativa, se potenciar o cruzamento entre o mundo interior do visitante e os artefactos e conteúdos do museu. Participe connosco nesta construção.
Sobre a oradora
Sara Marques da Cruz é licenciada em História (2007), ramo científico, com avaliação final de Muito Bom, pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa (Portugal).
No âmbito do programa Erasmus (2006) frequentou o ano lectivo na Universidade de Salamanca - Faculdade de Geografia e História, Salamanca (Espanha). Durante os anos de 2009-2012 participou do programa de doutoramento "Sociedade, poder e cultura na era medieval hispânica e europeia" na Universidade Complutense de Madrid - Faculdade de Geografia e História, Madrid (Espanha); neste período trabalhou como voluntária no Museo del Romanticismo, Madrid (Espanha).
Desde 2015 trabalha no Museu de Leiria (Portugal), nas áreas de pesquisa e produção de conteúdos para exposições, inventário da coleção do museu e como consultora para elaboração de conteúdos de natureza eminentemente histórica, para projetos museográficos como o CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.
Desde 2017 trabalha como bolseira de investigação no projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), financiado pela FCT), e desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Universidade de Lisboa (CIUHCT / FCUL).