O Eclipse de Einstein — Entre Lisboa, Londres, Sobral, e o Príncipe
Anfiteatro Manuel Valadares, Museu Nacional de História Natural e da Ciência
06 June 2019 · 17h00
Integrado nas comemorações do centenário do eclipse de 29 de Maio de 1919, este livro de Nuno Crato e Luís Tirapicos é editado pelo Clube do Colecionador dos Correios, e centra a sua narrativa nos acontecimentos históricos que levaram à primeira confirmação da relatividade geral de Albert Einstein, através de um programa de observações dedicadas. Como é habitual nesta colecção, o livro inclui uma edição filatélica alusiva ao tema.
As duas expedições britânicas, organizadas à ilha do Príncipe – na época sob administração portuguesa – e a Sobral, no Brasil, seriam bem-sucedidas e a divulgação dos resultados, em Novembro de 1919, tornaria a figura de Einstein conhecida em todo o mundo. Em particular, este livro aborda o papel dos astrónomos, das autoridades e de várias figuras locais, quer em Portugal continental e no Príncipe, quer no Brasil, no necessário apoio técnico e logístico, crucial no sucesso das expedições inglesas.
O livro será lançado no dia 6 de Junho, às 17h, no Anfiteatro Manuel Valadares do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. A apresentação estará a cargo da Professora Ana Simões, co-coordenadora do CIUHCT, e curadora da exposição E3: Einstein, Eddington e o Eclipse, patente no Museu, sobre os mesmos acontecimentos históricos.