Bento de Jesus Caraça e o Projeto Cosmos: ontem e hoje
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
18 November 2019 · 09h30-19h30
Sinopse
O Professor Bento de Jesus Caraça (1901-1947) foi uma das mais importantes personalidades portuguesas do século XX, com um trabalho ímpar nos planos cívico, cultural, social e científico. Apesar das restrições à sua acção colocadas pela ditadura salazarista, a sua obra foi sempre divulgada e tem sido ao longo dos anos regularmente citada e estudada.
A Associação Bento de Jesus Caraça foi constituída em 2018 por um grupo de cidadãos que pensou que o que tem vindo a ser feito ao longo dos anos, sendo meritório, não explora na totalidade o pensamento e obra de Bento de Jesus Caraça. No sentido de poder contribuir para corrigir o défice informativo que existe sobre esta figura ímpar da cultura portuguesa, foi fundada esta Associação.
A Associação acha que é necessário, por um lado, continuar o trabalho do passado, nalguns pontos dando-lhe um cunho um pouco mais abrangente, e explorando outros que ainda não foram analisados, e, por outro, sentimos ser nossa obrigação salientar a actualidade dos valores que orientaram a vida de Bento de Jesus Caraça de um modo que seja motivante para as novas gerações. Queremos uma associação que seja interveniente na sociedade portuguesa.
Deste modo a Associação Bento de Jesus Caraça definiu por objectivo principal da sua actividade dar a conhecer a obra de Bento de Jesus Caraça em todas as suas facetas e promover a discussão em torno das suas ideias, nomeadamente entre as gerações que não conhecem o seu pensamento e obra, promovendo a cultura integral, através da divulgação das ciências, das humanidades e das artes nas suas diversas expressões, da edição de publicações que se coadunem com a prossecução dos seus fins e da organização de congressos, seminários, colóquios, conferências, debates e exposições. Os associados empenhar-se-ão num sistema educativo que tenha como fim último formar cidadãos nos valores da Cultura Integral, tal como Bento de Jesus Caraça preconizou no texto intitulado “A Cultura Integral do Indivíduo”
Para este primeiro ano de actividades, resolveu a Associação centrar-se em quatro pontos: a realização de um Colóquio no Museu de Ciência de Coimbra, a 4 de Maio de 2019, que teve como tema “Bento de Jesus Caraça e a actualidade da cultura integral”; a publicação de uma fotobiografia do professor Bento de Jesus Caraça, cuja elaboração está em andamento; a realização de um segundo Colóquio a 18 de Novembro em Lisboa, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com o tema “Bento de Jesus Caraça e o Projeto Cosmos: ontem e hoje”; e a organização de um debate entre os membros da Associação sobre o actual sistema educativo e a apresentação das ideias gerais sobre um sistema educativo. Este último ponto já foi abordado no Colóquio de Coimbra mas necessita de um debate mais amplo, e para ele contamos com a importante participação da direção e dos membros da Associação de Professores de Matemática
Aquilo que a Associação propõe é inegavelmente um projeto colectivo, que diz respeito à memória cívica, cultural e científica do nosso país, corporizada aqui por uma das figuras mais importantes e emblemáticas da cultura portuguesa do século XX.
O Colóquio de Novembro pretende analisar o que foi o grande Projeto Biblioteca Cosmos. De 1941 a 1948, ano do falecimento de Bento de Jesus Caraça, foram publicados 114 títulos desta coleção, alguns deles múltiplos, com uma tiragem extraordinária para a época, quase 7000 exemplares por livro. Era grande a variedade de temas abordados, repartido por sete séries: “Ciências e Técnicas”, “Artes e Letras”, “Filosofia e Religiões” e “Povos e Civilizações”, “Biografias”, “Epopeias Humanas” e “Problemas do Nosso Tempo”. O objetivo desta coleção, expresso pelo seu criador, era “prestar reais serviços aos seus leitores e, através deles, a uma causa pela qual lutávamos há muitos anos: a criação de uma mentalidade livre e de tonalidade científica entre os cidadãos portugueses”.
Programa
- 9.30-10.00. Recepção
- 10.00-10.10. Abertura - Luis Saraiva (Presidente da Direção da ABJC, CIUHCT, U. Lisboa), representante do MUHNAC
- 10.10-11.00. António Pita (FLUC/CEIS20, U. Coimbra) - A polifonia da cultura: Bento de Jesus Caraça e a noção de enciclopédia.
- 11.00-11.30. Intervalo para café
- 11.30-12.20. Luis Crespo Andrade (FCSH-UNL, CHAM - Centro de Humanidades) - A Biblioteca Cosmos e as representações políticas e sociais da difusão enciclopédica.
- 12.20-13.10. Helena Neves (CEIS 20, U. Coimbra) - Raízes da Cosmos: do Monde de Barbuse à revista Litoral
- 13.10-15.00. Almoço
- 15.00-15.50. João Oliveira Duarte (IHA-Instituto de História de Arte da U. Nova de Lisboa) - Biblioteca Cosmos: um saber sofrido e subversivo
- 15.50-16.40. Joaquim Garrido (Livraria Cosmos-Edições Cosmos) – Bento de Jesus Caraça- ética semente da liberdade.
- 16.40-17.10. Intervalo para café
- 17.10-18.00. Carlos Bastien (ISEG, U. Lisboa) - Os livros de economia publicados na Cosmos
- 18.00-18.50. Augusto Fitas (U. Évora / IHC- cehfci) - Os livros científicos publicados na Cosmos
- 18.50-19.00. João Caraça (Presidente do Conselho Geral da ABJC, Fundação Calouste Gulbenkian) – Encerramento do Colóquio
Inscrição
A participação está sujeita a inscrição e tem um custo de 15€ que se destina a pagar os custos da organização do colóquio, incluindo as pausas para café. Para se inscrever basta enviar um email para abjc@associacaobentodejesuscaraca.pt indicando que quer participar no colóquio, e anexando o comprovativo da transferência bancária (IBAN – PT50 0035 0027 00085552 130 93). Para se tornar membro da Associação Bento de Jesus Caraça, visite o seu website.