Projecto SUSBEAUTY na Faculdade de Ciências
O projecto Sustainable Beauty for Algarvean Gardens: Old Knowledge to a Better Future (SUSBEAUTY), de Ana Duarte Rodrigues, está em curso desde 2015 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ao abrigo do programa Investigador FCT.
Através de livros e documentação dos séculos XVI ao XIX, esta investigação pretende demonstrar que se podem encontrar soluções mais sustentáveis recorrendo a espécies autóctones da região do Algarve, capazes de se adaptarem às caraterísticas do clima e dos solos daquela zona. Até agora, a investigação histórica permitiu descobrir quais as espécies que dominavam a paisagem algarvia entre os séculos XVI e XIX, muitas delas perfeitamente adaptadas ao clima da região mediterrânica e que, portanto, dispensavam a rega. Para além disso, este estudo permitiu descobrir técnicas hortícolas antigas que protegiam a evaporação de água da terra e sistemas de rega tradicionais.
Em 2018 iniciou-se também um conjunto de experiências-piloto com uma equipa técnica (um arquiteto paisagista e dois agrónomos), no espaço da Faculdade de Ciências, em talhões com espécies autóctones e diferentes tipos de irrigação para comparar os gastos de água e o desempenho das plantas por comparação a um relvado. Os resultados preliminares já são visíveis: as plantas autóctones têm tido um desempenho visivelmente melhor do que o relvado e não precisam de qualquer sistema de irrigação, pois encontram-se adaptadas ao clima. Leia mais na notícia da Faculdade.