Ana Simões foi eleita President Elect da Division for the History of Science and Technology (DHST)
08 July 2025
Ana Simões, Professora Catedrática do Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi eleita President Elect da Division for the History of Science and Technology (DHST), uma das mais antigas e prestigiadas organizações internacionais dedicadas à história das ciências e da tecnologia, que integra a International Union for the History and Philosophy of Science and Technology (IUHPST). A este mandato de 4 anos como Presidente Eleita (2025-2029) sucede um segundo, também de4 anos, como Presidente da DHST (2029-2033).
As origens da DHST remontam ao 1º Congresso Internacional de História das Ciências, que decorreu em Paris em 1929, e à criação da International Union of History of Science em 1947, resultando dos esforços de internacionalização dos fundadores da disciplina, dos quais se destacam Georges Sarton e Aldo Mieli. A DHST cimentou-se no pós-guerra com os esforços humanísticos de crescente inclusividade e a sua associação à UNESCO.
Entre os presidentes da DHST contam-se figuras destacadas da disciplina como G. Sarton, I.B. Cohen, René Taton, Joseph Needham, Erwin Hiebert, Robert Fox e Ekmeleddin Ihsanoglu. Em 2029 Ana Simões será a segunda mulher a presidir à Division, sucedendo a Janet Browne (2025-29).
Ana Simões tornar-se-á Presidente durante o 28th International Congress for the History ofScience and Technology que decorrerá em Paris em 2029, altura em que se comemorará o centenário da organização. Este mandato apostará no dinamismo, na inclusividade e na visibilidade crescente da DHST.
Anteriormente, Ana Simões tinha já assumido o cargo de Presidente da European Society for the History of Science (2018-2020).