(Cancelada) A trajectória de Francisco Cambournac na Organização Mundial de Saúde
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Ed. 8, Sala 8.2.02
17 November 2016 · 18h00
Resumo
Francisco José Carrasqueiro Cambournac (1903-1994), foi um médico malariologista e epidemiologista português, cujo percurso se destacou na saúde pública em Portugal e nas colónias portuguesas. Dedicou-se fundamentalmente ao estudo da malária e de outras doenças tropicais, destacando-se pela sua contribuição para a erradicação da malária em Portugal e em Cabo Vede. Em 1952 foi nomeado Director Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) em África.
Utilizando o percurso biográfico de Francisco Cambournac e a documentação original existente no Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, esta conferência centrar-se- á nas motivações e pressões científicas e políticas associadas à passagem do médico e investigador pela OMS, e focar-se- á no desempenho das suas funções como Director da OMS-África entre 1954 e 1964.
Das questões a analisar pretende-se compreender de que modo ocorriam as relações e as movimentações de Francisco Cambournac dentro desta agência internacional e, simultaneamente, contribuir para um discurso mais completo sobre o seu percurso biográfico.
Nota biográfica
Ana Rita Lobo é investigadora de pós-doutoramento do CIUHCT. Os seus interesses de investigação no âmbito da história da ciência circulam em torno da história da medicina tropical e da história da malária em Portugal e nas colónias portuguesas, desenvolvendo actualmente o seu projecto de pesquisa sobre a história da entomologia médica e da medicina tropical em Portugal.