RUTTER Workshop: Rayas. Global lines, mathematical frontiers
15 May 2024 · 23h45
O projecto Making the Earth Global: Early Modern Nautical Rutters and the Construction of a Global Concept of the Earth (RUTTER) organiza o workshop Rayas. Global lines, mathematical frontiers.
O ano de 2024 marca o 500º aniversário da celebração das "Juntas de Badajoz-Elvas". Estas reuniões juntaram duas delegações de juristas e cientistas de Portugal e Espanha durante pouco menos de dois meses, com o objetivo de elucidar qual dos dois reinos detinha a propriedade das ilhas Molucas. Para o efeito, era necessário posicionar geograficamente o chamado "meridiano de Tordesilhas". Como é sabido, este foi o instrumento de demarcação que os reinos ibéricos acordaram em 1494 para dividir o mundo bipolar que ambicionavam dominar. Assim, a delimitação das fronteiras desse mundo bipolar passava a ser astronómica e matematicamente determinada apenas a partir de uma entidade concetual: uma linha. Tratava-se de uma decisão completamente inovadora, uma vez que o poder geopolítico nunca tinha sido atribuído desta forma — tradicionalmente, a distribuição dos espaços de poder tinha sido resolvida com base apenas em características geográficas. A história da linha de Tordesilhas e os debates em torno dela constituem um episódio fundamental tanto na história da ciência europeia do início da modernidade como na emergência da ideia de uma Terra global.
Por ocasião deste aniversário, o projecto RUTTER propõe um workshop para refletir sobre as novas divisões de poder e noções de espaço que os reinos ibéricos adoptaram no início do período moderno. Mais especificamente, esperamos discutir como essas novas divisões de poder e noções de espaço levaram à construção de uma "nova ordem do espaço", baseada na abordagem matemática e concetual da Terra como um objeto único e globalmente englobável. Para este workshop, convidamos académicos de todos os níveis profissionais — desde estudantes de doutoramento e académicos em início de carreira a investigadores seniores — e disciplinas a contribuir para os temas:
- Ciência e tecnologia dos primeiros tempos modernos;
- Ciência e diplomacia no período da Idade Moderna;
- Ciência ibérica;
- Filosofia da geografia no início da Idade Moderna;
- Qualquer outro tema relacionado com os anteriores.
As apresentações dos trabalhos terão a duração de 20 minutos. É favor enviar um resumo (máx. 250 palavras) e uma breve biografia (máx. 150 palavras) para globallines2024@gmail.com. A data limite para a apresentação de trabalhos é 15 de maio de 2024. As aceitações serão entregues o mais tardar a 1 de junho de 2024. O workshop realizar-se-á apenas presencialmente.
Comité de organização: José María Moreno Madrid & Henrique Leitão