Os desafios da História Global, com Jorge Flores e Maria Paula Diogo
Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, e online
03 December 2021 · 10h00
Jorge Flores e Maria Paula Diogo são os convidados da primeira Oficina Doutoral Anual do IHC-Instituto de História Contemporânea — sob o tema Os Desafios da História Global. O evento decorre esta sexta-feira, dia 3 de Dezembro, pelas 10h.
O evento decorrerá também em streaming, via Zoom, sendo o link partilhado em tempo útil. Para mais informações, contactar a organização através do endereço odaihc@fcsh.unl.pt.
Oficina doutoral anual, criada no âmbito da Plataforma de Estudos Avançados do Instituto de História Contemporânea, que pretende lançar o debate e a reflexão sobre os desafios que se colocam aos historiadores sobre a prática da História Global.
Resumo
O que é fazer História Global nos dias de hoje?
Num mundo cada vez mais integrado, trabalhar sob uma perspectiva global parece ser um caminho atraente para os historiadores/as, independentemente do tema de investigação e recorte temporal. No entanto, cumpre indagar: quais são as possibilidades e limites desta abordagem? Que ferramentas estão à mão do historiador/a para que faça um uso fundamentado da História Global? Existem limites para este uso? Por outro lado, quais são suas potencialidades? E quais as tendências actuais da historiografia? A partir destas questões, pretendemos lançar o debate e fomentar reflexões de cunho metodológico sobre a prática da História Global.