Inauguration of the Exhibition “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães”
Galeria Ciências (Building C4), FCUL
03 November 2022 · 17h00
On November 3 (Thursday), at 5 pm, the exhibition “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães” opens. The exhibition is curated by José María Moreno Madrid, consulting by Henrique Leitão and advising and coordinating Ana Maria Eiró.
The inauguration will feature interventions by the ULisboa Science Department and by José María Moreno Madrid, who will take a guided tour as Curator of the Exhibition.
Exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães” (synopsis in portuguese)
Há cerca de 500 anos, a expedição liderada por Fernão de Magalhães ao serviço do rei de Espanha navegou para sul em busca de uma passagem ligando o Oceano Atlântico ao chamado Mar do Sul, com o objetivo de chegar por ocidente às ilhas Molucas, as ilhas das especiarias. Era preciso encontrar e abrir a porta do Pacífico, situada no ponto mais austral da América do Sul, hoje conhecida como o Estreito de Magalhães, atravessado pela primeira vez entre Outubro e Novembro de 1520.
A Porta do Pacífico é uma mostra cartográfica sobre a construção da imagem do Estreito de Magalhães nos inícios da Idade Moderna: um processo longo, complexo e discutido, influenciado por muitos e diversos fatores, incluindo a própria complexidade geográfica do Estreito de Magalhães.
São exibidos 22 mapas entre 1520 e 1620, que documentam a evolução da representação do Estreito de Magalhães ao longo destes 100 anos.
Esta exposição é realizada no âmbito do projecto Making the Earth Global: Early Modern Nautical Rutters and the Construction of a Global Concept of the Earth (RUTTER), financiado pelo European Research Council (ERC) no marco do programa de investigação e inovação European Union’s Horizon 2020 (Grant Agreement No. 833438). Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC): UIDB/00286/2020 e UIDP/00286/2020.