Astronomia Cultural: os vários céus de 1919
Universidade de Évora | Colégio do Espírito Santo | Sala 272
05 September 2025 · 17h00

A Universidade de Évora recebe o Professor Walmir Thomazi Cardoso, da Universidade federal do Rio de Janeiro, para uma palestra pública que desafia a forma como olhamos o céu, refletindo sobre a diversidade de interpretações e significados da profunda relação da humanidade com um fenómeno astronómico particular, o eclipse solar. Os textos de jornais e revistas que circulavam no período do eclipse de 1919, exibiam diferentes facetas sobre o fenómeno, como aquelas que representavam as visões de ciência de uma época e do senso comum sendo associado com crendices populares. Se, de um lado as ciências naturais agiam de modo a medir e comprovar hipóteses a partir de dados empíricos coletados no eclipse de Sobral, de outro, a antropologia, como uma ciência que emergiu a partir de meados do século anterior, dialogava e inspirava a produção de textos etnográficos de autores como Constant Tastevin, Theodor Koch-Grünberg, Ermanno Stradelli, Capistrano de Abreu e Curt Nimuendajú, dentre outros. No seminário proposto, vamos explorar algumas produções desses autores e as relações céu-terra em suas diferentes camadas de significado, a partir do campo da astronomia cultural e de suas relações com a história das ciências.
Após a palestra teremos a oportunidade de, numa visita guiada pela Professora Fátima Nunes, conhecer as salas do claustro do Colégio Espírito Santo que têm a particularidade de estarem revestidas por azulejos de acordo com os temas que, em tempos, foram ensinados. Desde a Filosofia Grega à Geografia, da Geometria à Sagrada Escritura ou Cenas de Caça e Pesca, são diversas as histórias que nos contam estes azulejos.
Esta palestra enquadra-se nos Seminários E3, no âmbito do projeto E3GLOBAL. Einstein, Eddington e o Eclipse. Uma História Global do Eclipse Solar Total de 1919, coordenado pelo CIUHCT, numa organização conjunta com o CIEP, o CEHFCi da Universidade de Évora e em parceria com o Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento e o Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação.
Walmir Thomazi Cardoso é Professor do Programa de Pós-graduação em História da Ciência, Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE-UFRJ); Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Astronomia Cultural (LEPAC-UFRJ); Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tendo trabalhado com os Povos de língua tukano do Alto Rio Negro e Mestre em História da Ciência pela PUC-SP. Apresentador e consultor de séries televisivas como: “Olhando para o Céu” (TV Cultura - São Paulo) e “ABC da Astronomia” (TV Escola – ACERP/MEC) – Brasil.