A 26ª edição dos Prémios APOM distingue trabalhos de investigadores do CIUHCT
03 novembro 2021
A 26ª edição dos Prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia) distingue Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, com Ana Duarte Rodrigues como consultora científica, com o Prémio Exposição Temporária, e Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha – quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado, de Simão Palmeirim e Pedro Freitas, com uma Menção Honrosa do Prémio Investigação.
A exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI tem dois núcleos inspirados no livro Horticultura para Todos (BNP, 2017). Esta mostra foi produzida pelo Museu de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.
Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha – quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado celebra a ideia do artista português. As quinze obras que compõem o retábulo que imaginou incluem várias pinturas primitivas (dos séculos XV e XVI), nomeadamente os icónicos Painéis de São Vicente. Desde a sua descoberta, e ao longo do século XX, estes painéis geraram grande interesse público.
A acompanhar a exposição, foi publicado o livro Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha – quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado, com autoria de Simão Palmeirim e Pedro Freitas e edição do Mosteiro da Batalha & Documenta.