Bases de dados
STEMgram
O website STEMgram é um dos resultados do projeto STEMgram - Photography and the construction of technological and scientific landscapes in Portugal (1850-1914), desenvolvido no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologias (Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da NOVA School of Science and Technology), pelo investigador Hugo Silveira Pereira e financiado por Fundos Nacionais no âmbito do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico - Individual (edição de 2017).
O projeto STEMgram tem como objetivo demonstrar como a prática da fotografia e a divulgação da imagem fotográfica contribuiu de forma decisiva para a construção de paisagens de modernidade tecnocientífica em Portugal na segunda metade do século XIX e primeiros anos do século XX.
Para tal, previu-se a recolha de um mínimo de 7,500 fotografias, que retratem aspetos e atividades ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e medicina em Portugal e suas ex-colónias no período indicado.
Este site guarda e disponibiliza o corpus fotográfico através de duas ferramentas de pesquisa que permitem encontrar imagens fotográficas de acordo com os critérios indicados pelo utilizador: a primeira ferramenta é uma pesquisa simples, que procura imagens de acordo com uma ou mais palavras introduzidas pelo utilizador; a segunda ferramenta é uma pesquisa avançada, que encontra fotografias através de múltiplos critérios à escolha do utilizador.
Em qualquer dos casos, a disponibilização dos resultados é feita em mapa (tendo por base a localização aproximada de cada imagem) e em lista. Para cada imagem encontrada é também disponibilizado um conjunto de metadados a elas associadas.
Disponível em: stemgram.ciuhct.org
Inquisition in Action
Esta base de dados é o resultado do trabalho de Francisco Malta Romeiras, que se foca na Inquisição portuguesa e na censura de livros científicos (ver Francisco Malta Romeiras, “Putting the Indices into Practice: Censoring Science in Early Modern Portugal,” Annals of Science 77 (2020): 71–95).
Disponível em: https://inq-in-action.ciuhct.org/
“Inquisition in Action is a valuable new portal for ordering and making visible the material artifacts of censorship in early modern Portugal and its empire.”
Hannah Marcus, Harvard University
Author of Forbidden Knowledge. Medicine, Science, and Censorship in Early Modern Italy (Chicago: The University of Chicago Press, 2020).
“Inquisition in Action makes a significant contribution to our understanding of Catholic censorship of scientific texts in the early modern period. It allows historians to examine not only the manner in which Portuguese inquisitors implemented Indices of Forbidden Books, but also to consider the physical practice of censorship.”
Neil Tarrant, University of Leeds
Author of Defining Nature's Limits: The Roman Inquisition and the Boundaries of Science (Chicago: University of Chicago Press, 2022)
Bibliografia de História das Ciências, Tecnologia e Medicina em Portugal, 2000-2015
Parte da estratégia do CIUHCT para o quinquénio 2015-2020, este projecto pretende integrar todas as referências bibliográficas desta área científica, integrando publicações de investigadores portugueses, ou de investigadores estrangeiros, que versem sobre temas nacionais. Pretende-se por um lado, introduzir numa base de dados online a bibliografia relativa a 2000-2004, recolhida por Conceição Tavares e Henrique Leitão, publicada em livro em 2005, e por outro, continuar a recolha, com ênfase no período 2005-2015.
Disponível em: https://bibliografia.ciuhct.org
Naturalmente, este trabalho estará sempre incompleto, e por isso encorajamos todos os colegas a que nos façam chegar correcções às referências anotadas, ou sugestões sobre o website, para o endereço: bibliografia@ciuhct.org.
Field Scientists in the Portuguese Empire / Cientistas de Campo no Império Português
No âmbito do projecto Field Scientists in the ‘Luso-Tropical Setting’: Knowledge, Ideology and Governance in Late Portuguese Empire - FiSciPE (IF/00519/2013), disponibiliza-se um website com informação sobre o projecto, uma base de dados pesquisável, e referências a comunicações e publicações. A base de dados reúne dados relativos aos organismos e ao pessoal de investigação que directa ou indirectamente estiveram envolvidos em trabalhos de campo nas colónias portuguesas entre as décadas de 1930 e 1970. As principais fontes documentais para elaboração da base de dados foram os processos da Comissão Executiva da Junta das Missões Geográficas e de Investigações Coloniais/do Ultramar (JIC/JIU), no Arquivo Histórico do Instituto de Investigação Científica Tropical (Universidade de Lisboa), e fontes primárias impressas produzidas pela referida Junta.
N.B.: Os conteúdos estão ainda a ser inseridos, incrementados e revistos. Agradece-se qualquer retorno que contribua para a sua melhoria. (Dez. 2018)
Clavis Bibliothecarum
Este website foi desenvolvido pela Biblioteca Nacional de Portugal e constitui um complemento do livro Clavis Bibliothecarum, trabalho de investigação desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão, que constitui o mais completo levantamento até agora efetuado de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas portuguesas.
O objetivo central do site é facilitar o acesso à cópia digital integral dos documentos constantes da obra. Para o efeito, foram já digitalizados os catálogos, inventários e outros documentos afins existentes nas coleções da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca Pública de Évora, os quais serão gradualmente disponibilizados na Biblioteca Nacional Digital ficando simultaneamente disponíveis neste site temático.
Progressivamente, procurar-se-á disponibilizar o acesso a documentos de outras entidades detentoras que se disponibilizem a colaborar, digitalizando e colocando online os seus documentos constantes do Clavis Bibliothecarum.
Divulgação Científica em Jornais
Esta base de dados resultou do projecto Folheando jornais: uma janela aberta para as representações de ciência e tecnologia na imprensa periódica portuguesa (1900-1926), financiado pela FCT entre 2008 e 2011 e integrado no CIUHCT. Como um dos resultados finais do projecto, permite o estabelecimento de pontes para a contemporaneidade, além de uma ferramenta para a pesquisa de artigos sobre ciência em periódicos como o Diário de Notícias, Comércio do Porto, Diário dos Açores ou a Ilustração Portuguesa.
São disponibilizados campos de pesquisa específicos, entre temáticas, assuntos ou periódicos, ou permitida a pesquisa livre. Por outro lado, é possível a apresentação livre de todos os artigos - com uma ficha síntese - seguida das transcrições textuais e, sempre que possível, a respectiva ilustração. A referenciação é completa, destacando-se a origem e a posição do texto, com a escala do posicionamento na página do periódico em referência.