Cursos livres
Production of Science Communication Activities
2017-2024
Uma co-organização do CIUHCT (Cristina Luís) e cE3c (Patrícia Garcia Pereira) é um curso que irá introduzir os participantes aos detalhes de comunicação de ciência a audiências não especializadas, incluindo stakeholders públicos e privados, professores e alunos, e profissionais dos média.
O curso será particularmente dirigido ao design, organização, implementação e avaliação de impacto de actividades de public engagement, tais como exposições, festivais de ciência, e jogos. No final do curso, os alunos devem poder desenvolver e produzir eventos de pequeno orçamento ou produtos destinados a comunicar resultados e ideias científicas.
Para mais informações contacte Cristina Luís) (cmluis@fc.ul.pt).
Strategies for Citizen Engagement in Science Communication
2022-2024
Uma co-organização do CIUHCT (Cristina Luís) e do cE3c (Patrícia Tiago). Este curso visa explorar formas de comunicação da ciência a públicos não especializados, tais como decisores políticos, indústria, público em geral (incluindo estudantes e professores), através do seu envolvimento e participação em atividades de ciência cidadã. O curso abordará particularmente a co-criação como uma ferramenta eficaz para conceber, organizar, implementar e analisar o impacto do envolvimento público em atividades científicas. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de selecionar e desenvolver iniciativas envolventes para comunicar resultados e ideias científicas.
Para mais informações contacte Cristina Luís (cmluis@fc.ul.pt).
Seminário Permanente de Astronomia Antiga
Este seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL) desde 2018, é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspectos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.
Com uma periodicidade mensal, pretende ser um espaço de discussão de tópicos essencialmente técnicos, ou seja, sem receio de abordar a matemática, os cálculos ou as línguas mais difíceis.
São tratados temas que poderão ir das técnicas matemáticas essenciais do Almagesto, ao cômputo dos calendários e a práticas astrológicas, até aos modelos do Cosmos à navegação astronómica e aos instrumentos.
Calendário de sessões
Descarregar panfleto (pdf / 164,25 KB)Cartometric Analysis and Numerical Modeling
Março a Abril de 2018
Formação aberta e gratuita para todos os interessados, leccionada por Joaquim Alves Gaspar, no quadro do projecto MEDEA-CHART, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, de 16 de Fevereiro a 27 de Abril de 2018
Tem como objectivo fazer uma introdução aos métodos cartométricos de análise geométrica e de modelação numérica aplicáveis ao estudo de cartas e mapas antigos. Embora se destine, prioritariamente, à formação da equipa do projecto MEDEA-CHART, o curso estende-se a todos os professores, investigadores e alunos que o queiram frequentar. As aulas serão dadas em inglês e não é necessária inscrição prévia.
As 10 sessões, de 90 minutos cada, que se irão realizar nos dias 16 e 23 de Fevereiro, 2, 9, 16 e 23 de Março, na sala 6.2.52, e ainda 6, 13, 20 e 27 de Abril, sala 8.2.14, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, às 10.30h.
O Projecto MEDEA-CHART (financiado pelo European Research Council) tem como principal objectivo resolver uma série de questões cruciais relacionadas com a origem, evolução técnica e utilização de cartas náuticas durante a Idade Média e o Renascimento. Para mais informações consulte a página oficial do projecto.
Seminar Lectures. Com Kapil Raj
Novembro de 2016
De 2 a 4 de Novembro de 2016, o CIUHCT proporciona um conjunto de palestras com o historiador Kapil Raj (Centre Alexandre Koyré, Paris), preferencialmente dirigido aos alunos de mestrado e doutoramento, assim como a pós-docs e restantes investigadores do centro, mas aberto a todos os interessados. A entrada é livre.
Os seminários irão ter lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (dias 2 e 4), e na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (dia 3), entre as 16h e as 19h, nas salas indicadas em baixo.
- 2 de Novembro. Knowledge and Circulation: Towards a Global History of Science
- Palestra de Kapil Raj. Duração de 1h, seguida de discussão. Na FCUL, Edifício C8, Sala 8.1.67
- 3 de Novembro. Connecting Worlds: Go-Betweens and Global Intelligence
- Apresentações curtas (máximo de 20 minutos) por Kapil Raj e dois investigadores CIUHCT (um júnior e um sénior), seguidas de discussão. Na FCT/NOVA, Edifício VII, Sala 3.1.
- Maria Paula Diogo, Making Europe: Europeans Globalizing
- Antonio Sanchez, Iberian Science
- Kapil Raj, Connecting Worlds: Go-Betweens and Global Intelligence
- Apresentações curtas (máximo de 20 minutos) por Kapil Raj e dois investigadores CIUHCT (um júnior e um sénior), seguidas de discussão. Na FCT/NOVA, Edifício VII, Sala 3.1.
- 4 de Novembro. Science and the City
- Apresentações curtas (máximo de 20 minutos) por Kapil Raj e dois investigadores CIUHCT (um júnior e um sénior), seguidas de discussão. Na FCUL, Edifício C1, 1.3.15.
- Kapil Raj, The Historical Anatomy of a Contact Zone: Calcutta in the 18th Century
- Marta Macedo, Scientific Capital: Science in Lisbon and the construction of Portugal in the 19th and 20th centuries
- Ana Simões, Visions of Lisbon. Science, technology and medicine and the making of a techno-scientific capital (1870-1940)
- Apresentações curtas (máximo de 20 minutos) por Kapil Raj e dois investigadores CIUHCT (um júnior e um sénior), seguidas de discussão. Na FCUL, Edifício C1, 1.3.15.
Ciência por Amor: Sem Autores, Sem Peritos, Sem Proprietários. Com Antonio Lafuente
Setembro a Outubro de 2015
Este curso, leccionado por Antonio Lafuente (CSIC, Madrid), funciona como módulo obrigatório para alunos da Cadeira Tópicos Avançados de História e Filosofia das Ciências do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências, e para alunos do Mestrado em História e Filosofia das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É também aberto a todos os docentes, investigadores, e alunos da faculdade, à comunidade da Universidade de Lisboa, e ao público em geral. As sessões iniciam-se, alternadamente, às 19h, e às 16h, com duração de três horas, na FCUL, Edifício C8, sala 8.2.12.
Módulos
- 28 de Setembro. Ciência Popular. Da ciência como espetáculo ao espetáculo da ciência
- 29 de Setembro. Ciência Militante. Da ciência crioula às novas cosmopolíticas
- 30 de Setembro. Ciência Informal. Da cultura amadora às práticas hackers
- 1 de Outubro. Ciência Colateral. Da crise dos peritos ao corpo comum
Integrated History and Philosophy of Science. Com Theodore Arabatzis
Setembro a Outubro de 2014
Este curso, leccionado por Theodore Arabatzis (Departamento de Filosofia e História da Ciência, Universidade de Atenas), funciona como módulo obrigatório para alunos da Cadeira Tópicos Avançados de História e Filosofia das Ciências do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências, e para alunos do Mestrado em História e Filosofia das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É também aberto a todos os docentes, investigadores, e alunos da faculdade, à comunidade da Universidade de Lisboa, e ao público em geral.
As cinco sessões decorrem entre 29 de Setembro e 3 de Outubro, começando, alternadamente, às 19h, e às 16h, com duração de três horas, na FCUL, Edifício C8, sala 8.2.12. Consulte o programa das sessões em baixo (datas entretanto revistas).
Descarregar syllabus (em inglês) (pdf / 95,51 KB)Ler o Almagesto e o De revolutionibus. Técnicas matemáticas da astronomia antiga
Março a Abril de 2012;
Novembro de 2010 a Janeiro de 2011;
Março a Abril de 2010
Mathemata mathematicis scribuntur [as matemáticas escrevem-se para matemáticos] — que é como quem diz: quem não entende os aspectos técnicos, não pode entender nada. Esta foi a defesa de Copérnico (De rev, prefácio), antecipando a oposição com que a sua inovadora proposta astronómica iria ser recebida. Mas infelizmente o seu conselho não foi respeitado, nem pelos seus contemporâneos, nem por legiões de comentadores, confiantes de que é possível entender a "revolução" de Copérnico sem entender a matemática de Copérnico.
O objectivo deste curso, leccionado por Henrique Leitão, consiste em proporcionar uma Introdução à leitura a duas obras fundamentais da história da astronomia: o Almagesto de Ptolomeu, e o De revolutionibus de Copérnico. Aos Sábados, das 14.30 às 16.30 horas, na Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Campo Grande, Edifício C4, sala 4.2.07.