Logótipo
Sobre o globo de Schissler (século XVI)
O logótipo do CIUHCT utiliza uma imagem obtida por tomografia a computador (TAC) de um globo celeste do século XVI. O globo simboliza o carácter abrangente e transdisciplinar das nossas linhas de investigação. Se a história das ciências investiga as tradições do conhecimento antigo, como a cosmografia do Renascimento, e a história da tecnologia se debruça sobre as suas aplicações práticas e implicações económicas, o seu interesse vem até às mais recentes práticas da tecnociência, da qual faz parte a aplicação da refracção de raios X na imagiologia hospitalar. Acresce que a imagem do globo renascentista, feito em Augsburg, na Alemanha, e conservado actualmente no Palácio Nacional de Sintra, expressa o empenho do CIUHCT no estudo do património científico e tecnológico existente em Portugal (instrumentos, manuscritos, arquivos e outros), património que tem um significado supranacional.
O globo celeste no PNS (N. inv. 3457), datado de 1575, é obra de um destacado fabricante de instrumentos: Christoph Schissler, o Velho (1531-1608). A directora do Palácio, Dr.ª Inês Ferro, responsável pela colecção a que pertence o globo, deu todo o apoio a Samuel Gessner, membro do CIUHCT, para o estudo desta peça raríssima. Nomeadamente, autorizou o seu transporte ao Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, no dia 22 de Março de 2009.
O exame foi efectuado pelos Drs. José Carlos Marques e José Manuel Afonso e pelos técnicos Paulo Dias e Ana Isabel Ferreira. As várias radiografias foram feitas na presença de uma equipa de investigadores, da qual fizeram parte membros do CIUHCT, nomeadamente Marta Lourenço e Cândido Marciano da Silva, e uma técnica do Laboratório de Conservação e Restauro José Figueiredo do IMC, Dr.ª Ana Mesquita e Carmo.
As imagens do globo, obtidas por um aparelho de tomografia multi-camadas de tipo SOMATOM Sensation 16 da Siemens, revelaram uma estrutura interna completamente metálica e suportada por um eixo central fixo, composta por 12 arcos aparafusados a duas calotes e unificados por um anel transversal - uma estrutura insólita que nenhum dos especialistas em globos previamente consultados tinha antecipado. O primeiro logotipo do CIUHCT utilizou esta estrutura como base, e foi desenvolvido pela empresa de design gráfico Morgan Project.
Versão corrente
Em 2017, a empresa portuguesa de design gráfico GBNT produziu a actual versão do logotipo do CIUHCT, que simplificou as linhas da imagem original, e introduziu uma nova tipografia e paleta de cores, como parte de uma identidade visual completa. Esta versão está patente nos vários materiais do centro, e pode ser descarregada em baixo, em variantes com diferentes orientações de posição, combinações cromáticas, e formatos de ficheiro.