Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha – quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado
- Autoria
Simão Palmeirim e Pedro Freitas
- Edição
- Mosteiro da Batalha & Documenta
- Ano
- 2021
- Nº de Páginas
- 181
- ISBN
- 978-989-9006-57-7
Resumo
A presente publicação apresenta uma das mais arrojadas linhas de investigação sobre arte levada a cabo em Portugal: a proposta de reconstituição retabular que Almada Negreiros elaborou a partir de um conjunto de pinturas do Museu Nacional de Arte Antiga, baseada em fundamentos de geometria plana desenvolvidos pelo próprio.
São apresentados os vários passos da investigação do autor, discriminando as suas influências, quer artísticas quer na investigação em geometria, que levaram à sua conclusão final, a aplicação do seu método geométrico para substanciar a proposta de retábulo para a Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha.
O objetivo do livro é valorizar, esclarecer e divulgar a produção artística do autor modernista acerca do tema, sem pretender reacender polémicas em torno do problemático entendimento das pinturas em causa.
A publicação acompanha a exposição Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha – Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado, patente na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha de 20 de dezembro de 2020 a 21 de dezembro de 2021.