Obras Inéditas de Almada Negreiros: duas exposições com Pedro Freitas no comissariado científico
02 novembro 2020
Almada Negreiros, figura maior da cultura portuguesa do século XX, é conhecido por ter desenvolvido trabalho em variadíssimas áreas artísticas, nomeadamente desenho, pintura, literatura e teatro. No final da sua carreira, produziu várias obras que se enquadram no abstracionismo geométrico, sendo a última delas o monumental painel “Começar”.
Este interesse pela geometria começou na década de 1920, quando Almada se dedicou a análise geométricas dos Painéis de São Vicente. Este estudo alargou-se depois a outras obras de arte, de outros períodos artísticos e de proveniência variada, tendo regressado ao estudo dos Painéis no início dos anos 50.
No momento presente, que marca os 50 anos da morte do autor, bem como o restauro dos Painéis de São Vicente, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e o Mosteiro da Batalha apresentam duas exposições, com obras inéditas de Almada, relativas aos seus estudos geométricos dos Painéis. Uma das obras na exposição Almada Negreiros e os Painéis, no MNAA, o “Estudo em fio dos Painéis de São Vicente” (imagem em destaque), foi minuciosamente restaurada especialmente para esta ocasião pelo Instituto José de Figueiredo. Esta peça é particularmente notável pois as linhas do estudo são apresentadas em fios de algodão sobre o conjunto retabular.
A exposição do Mosteiro da Batalha, com início marcado para o próximo dia 21 de novembro, apresentará uma reprodução in situ e em tamanho natural da proposta de um retábulo imaginado por Almada, incluindo os Painéis de São Vicente, que, segundo o autor, teria sido pensado para a Capela do Fundador deste mosteiro.
Pedro Freitas participa no comissariado científico de ambas as exposições e na edição de um livro sobre o desenvolvimento dos estudos de Almada acerca os painéis, que acompanhará a exposição da Batalha.
Imagem: Peça "Estudo em fio dos painéis de S. Vicente", em exposição na Sala do Tecto Pintado no Museu Nacional de Arte Antiga, restaurada expressamente para esta exposição.