Harmonia na Idade Média: História da Ciência, Arte, Cultura e Sociedade
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA, Edifício ID, Sala Multiusos 3
18 janeiro 2013 · 20h00
Apresentação
O conceito de Harmonia está subjacente às mais diversas facetas da cultura da Idade Média. Encontra-se na Arte, na Arquitectura, na Música, na Literatura, e até mesmo na Matemática, na Medicina e na Astronomia.
Neste encontro serão apresentadas várias expressões da Harmonia no mundo medieval, resultantes de trabalhos e linhas de investigação no campo da História da Ciência e Cultura Medieval. O tema da Harmonia surge como um ponto de reunião entre medievalistas e historiadores da ciência.
Este colóquio surge na sequência de um projecto de investigação em História da Ciência, desenvolvido pelo IEM - Instituto de Estudos Medievais e pelo CUIHCT - Centro Interuniversitário de História da Ciência e Tecnologia. Visa promover o debate em torno da ciência medieval com vista a consolidar a pesquisa deste tema em Portugal.
Programa
- 9:30. Recepção
- 10:00. Abertura
- 10:15. “Harmonia na Astronomia até Kepler” - Henrique Leitão (CIUHCT/FC-UL)
- 10:35. “Harmonia, concinnitas, proportio: a matemática medieval na interpretação de ‘symmetria’ em Vitrúvio” - Samuel Gessner (CIUHCT/FC-UL)
- 10:55. “Cosmos em mutação – reflexões sobre a substância dos Céus no Livro de Montaria” - Helena Avelar de Carvalho (IEM/FCSH-UNL)
- 11:15. Debate
- 11:30. Coffee Break
- 11:45. "De Marchetto a Isidoro: harmonias do céu e da terra" - Manuel Pedro Ferreira (CESEM/FCSH-UNL)
- 12:05. “De harmonia, discordia ne humorum haesitas? Medicinam perhibet. Livros de ciência na antiga livraria do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça” - Luana Giurgevich (CIUHCT/FC-UL)
- 12:25. “Qībla: a direcção sagrada da oração islâmica” - Mário Gouveia (IEM/FCSH-UNL)
- 12:45. Debate
- 13:00-14:30. Almoço
- 14:30. “Des(H)armonia no burgo. Conflitualidade e solidariedade nas cidades medievais portuguesas” - Mário Farelo (IEM/FCSH-UNL; CEHR; LAMOP)
- 14:50. “Os filhos dos planetas: imagens da sociedade medieval como reflexo da harmonia do cosmos” - Luis Campos Ribeiro (IEM/FCSH-UNL)
- 15:10. Comunicação por confirmar - José Meirinhos (IF-UP)
- 15:30. Debate
- 16:00. Encerramento
Comissão organizadora
- Henrique Leitão
- Helena Avelar de Carvalho
- Mário Farelo
Valor de inscrição
- 5€ (Estudantes, elementos da FCSH e FCUL)
- 10€ Público em geral