Pedalar com Histórias! Mobilizar Lisboa
Campo Grande, próximo à ciclovia em frente ao restaurante “A Horta” (Campo Grande, nº 175, Lisboa)
20 novembro 2022 · 10h30
Atividade no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela Ciência Viva.
Cada vez mais pessoas a pedalar em Lisboa (http://ushift.tecnico.ulisboa.pt/utilizacao-da-bicicleta-cresceu-25-em-2020-e-ha-mais-mulheres-a-pedalar-em-lisboa/), conhecida pelas suas colinas, têm vindo a mostrar que há necessidades concretas de uma cidade mais ciclável. Factores como o aumento da extensão das ciclovias, o sistema de bicicletas partilhadas e uso de eléctricas, ou iniciativas variadas propondo novas práticas e visões sobre a cidade têm sido apontados para esta, aparentemente, nova realidade. Mas será que a bicicleta passou a construir cenas quotidianas, em Lisboa, apenas a partir do ano de 2001 em diante, quando se começaram a construir ciclovias na cidade?
Como resposta, propomos um passeio científico que busca contribuir na construção de uma visão histórica sobre o uso da bicicleta em Lisboa, numa perspectiva activa, ou seja, convidando as pessoas a pedalarem connosco e a serem protagonistas do processo de reflexão sobre o espaço urbano. Para tal, iremos percorrer dois tipos de itinerários: um itinerário físico, essencialmente por ciclovias, fácil de pedalar, entre o Campo Grande e a Baixa_ um itinerário imaginário, aprofundado em paragens durante o percurso, em locais onde, através de recursos visuais, faremos evocações históricas comparando “as Lisboas” dos passados e dos presentes.
Nesse sentido, para que possamos construir estes olhares multifacetados, que acrescentam aos que traremos dos arquivos históricos e vão para além dos registos oficiais, convidamos as pessoas que participam a trazerem as suas histórias e potenciais registos (p. ex. fotografias) dos usos passados da bicicleta em Lisboa.
Portanto, temos como objetivo mostrar os contrastes do desenvolvimento urbano, do seu planeamento, dos estatutos da bicicleta e da cidade_ assim como compreender a construção de uma cidade mais ciclável, muitas vezes eclipsada pelas políticas públicas que colocaram grande ênfase em favorecer a mobilidade do automóvel particular ao longo do século XX.
Este passeio científico está enquadrado nas actividades do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021), que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e está baseado no CIUHCT e na FCT NOVA, e visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave sociais, culturais e técnicos que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas, alargando o nosso repertório dos passados da cidade. Compreender a cidade, a sua materialidade, agência e fluxos, numa perspectiva histórica e num âmbito interdisciplinar, desde o planeamento urbano até às ciclovias e investimento em transportes, é necessário para colectivamente perspectivar como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados!
inscrições
Inscrições até dia 17.
As inscrições devem ser feitas através de formulário, indicando se deseja seguro: https://forms.gle/fPVpY66LWN6yiTYR8
Observações
Por motivos de segurança, recomenda-se o uso de capacete (que não é obrigatório).
Para melhor experiência e visualização dos recursos visuais, é aconselhável que as pessoas que participam tragam um telemóvel com acesso à internet.
O passeio é destinado ao público geral. Entretanto, para a participação de pessoas com idade igual ou inferior a 12 anos, é necessário que estejam acompanhadas por uma pessoa adulta responsável. O evento é gratuito e a inscrição deve ser feita antecipadamente através do e-mail hi.biclab@campus.fct.unl.pt com o assunto “Inscrição para passeio: Pedalar com Histórias”.