O Triunfo dos Jardins – O pelouro dos Passeios e Arvoredos de Lisboa (1840-1900)
- Autoria
- Edição
- Biblioteca Nacional de Portugal
- Ano
- 2020
- Nº de Páginas
- 640
- ISBN
- 978-972-565-682-2 (ed. Impressa); 978-972-565-683-9 (ed. Electrónica)
Sobre o Livro
O Triunfo dos Jardins – O pelouro dos Passeios e Arvoredos de Lisboa (1840-1900) de Ana Duarte Rodrigues, publicado pela Biblioteca Nacional de Portugal e Lisboa Capital Verde Europeia 2020, cruza-se com o momento vivido pela cidade de Lisboa no presente, precisamente por se encontrar na sua génese, pois foram as sementes - literalmente - lançadas pelos homens que trabalharam no pelouro dos Passeios e Arvoredos da Câmara Municipal de Lisboa, durante a segunda metade do século XIX, que deram origem à Lisboa verde, ecológica e sustentável do século XXI.
Tendo tido como ponto de partida a exposição A Biblioteca dos Passeios e Arvoredos, que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal entre 21 de setembro e 31 de dezembro de 2017, a história acabou por se alargar a toda a vida do pelouro dos Passeios e Arvoredos num período chave de modernização do país e da renovação urbana de Lisboa sob a égide dos Liberais. Esta investigação prova que na sua agenda não constavam só a construção das infraestruturas da cidade.
A Lisboa moderna tinha de ser verde. O jardim da Estrela foi construído, a avenida da Liberdade foi aberta, o parque da Liberdade foi projetado, e o Campo Grande pensado para ser os pulmões de Lisboa. Este livro conta a história das visões, vontades, e valores dos homens que a partir do pelouro dos Passeios e Arvoredos da CML contribuíram para a transformação de Lisboa numa cidade voltada para o cidadão. Mas também dos livros, das plantas, das ferramentas, das escolas e das festas que numa co-construção entre ciência, tecnologia, artesania e cidade se construiu uma nova maneira de pensar e fazer o espaço público.
O livro conta ainda com a apresentação do vereador Sá Fernandes, do pelouro e com o prefácio de Ana Simões.