Colecção "Ciência, Tecnologia e Medicina na Construção de Portugal" já disponível
23 junho 2021
Flagship do CIUHCT, a colecção Ciência, Tecnologia e Medicina na Construção de Portugal, com coordenação geral de Ana Simões e Maria Paula Diogo, é uma abordagem inédita em quatro volumes, que vão do século XV até aos nossos dias.
Ao longo destes volumes — Novos Horizontes (Sécs. XV-XVII), Razão e Progresso (Séc. XVIII), Identidade e «Missão Civilizadora» (Séc. XIX) e Inovação e Contestação (Séc. XX) —, dá-se a conhecer a um público diversificado a melhor investigação histórica nestas áreas, aliando o contexto histórico ao científico, em Portugal.
O primeiro volume é coordenado por Antonio Sánchez, Palmira Fontes da Costa e Henrique Leitão; o segundo por Ana Simões, Marta Lourenço e José Alberto Silva; o terceiro por Ana Carneiro, Teresa Salomé Mota e Isabel Amaral; e o quarto volume por Maria Paula Diogo, Cristina Luís e M. Luísa Sousa.
Novos Horizontes (Sécs. XV a XVII) revisita temas clássicos e temas menos abordados pelos historiadores, com especial ênfase no desenvolvimento das práticas científicas, tecnológicas e médicas durante a construção do império colonial português.
Razão e Progresso (Séc. XVIII) discute os percursos de organização das ciências, da tecnologia e da medicina, através de uma plêiade de suportes e de destinatários. Explora, igualmente, os seus trânsitos no império português setecentista, identificando actores, grupos e redes, e explorando as suas intrincadas articulações, negociações e apropriações.
Identidade e «Missão Civilizadora» (Séc. XIX) debruça‑se sobre o modo como as ciências, a tecnologia e a medicina influenciaram concepções, decisões e acções políticas, económicas e sociais, contribuindo para a construção da identidade de Portugal enquanto Estado‑nação e potência colonial entre 1850, com a Regeneração, e o início do século xx.
Inovação e Contestação (Séc. XX) centra‑se nos múltiplos papéis assumidos pela ciência, pela tecnologia e pela medicina em Portugal ao longo dos quatro regimes políticos que marcaram este período – monarquia, Primeira República, Estado Novo e democracia – num contexto em que as dimensões nacional e internacional densificam a tessitura dos seus cruzamentos.
O lançamento está previsto para 13 de julho. Mais informação em breve.