ANTHROPOLAB na exposição "Immersive - Imersivo" (Sociedade Nacional de Belas Artes)
29 junho 2018
No âmbito da investigação proposta no projecto ANTHROPOLAB, Ivo louro apresenta a peça Atmosmancy na exposição Immersive - Imersivo.
A peça explora a prática de Sonificação, que consiste criação de composições sonoras a partir de informação ou dados empíricos e na identificação de padrões ou eventos aí presentes. Atmosmancy, transforma, assim, dados de monitorização e modelação ambiental em eventos sonoros e territorializa-os numa sala com recurso a 10 altifalantes. Cada par de altifalantes representa uma região climática de Portugal ou uma estação de monitorização de qualidade do ar da Área Metropolitana de Lisboa. Dentro do espaço expositivo, os pares de altifalantes são colocados segundo a posição relativa da região/estação de monitorização no território Português. Os visitantes, movem-se pelo espaço, ficando assim imersos na evolução dos dados e percepcionando as variações entre diferentes tempos e lugares. São utilizados dois conjuntos de dados. O primeiro diz respeito a dados climáticos monitorizados e projectados para o período 1971-2100 e extraídos do website Portal do Clima. O segundo conjunto consiste em dados de concentrações diárias dos principais poluentes do ar para 2016, o ano mais recente em registo.
Com este trabalho pretende-se reflectir sobre o potencial estético e analítico da sonificação como método interdisciplinar ora para nos relacionarmos, conhecermos e interpretarmos dados científicos, ora como técnica de composição sonora. Simultaneamente e pensando no evento Antropocénico como um fenómeno sensível, procura-se veicular representações numéricas de condições ambientais actuais e futuras como experiências tangíveis.