Hélio Pinto
Professor do Ensino Secundário; Doutorando
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, FCT-UNL
Interesses de investigação
- Newtonianismo;
- História do Livro Científico;
- História da Medicina.
Projectos
- "Jacob de Castro Sarmento e a Ciência Portuguesa do Século XVIII" (título provisório). Projecto de doutoramento. Programa doutoral em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Orientação: Palmira Fontes da Costa. (FCT/MCTES, SFRH/BD/62587/2009), 2010-2013.
Publicações (selecção)
- Hélio Pinto, "A difusão do newtonianismo em Portugal no século XVIII", Pensar a Escola– Revista da Escola Secundária Vitorino Nemésio, Nº 4 (2006)
- Hélio Pinto, "Sobre o papel do Professor", Pensar a Escola – Revista da Escola Secundária Vitorino Nemésio, nº 1 (2005)
- Hélio Pinto, Palmira Fontes da Costa, "The Diffusion of Newtonianism in Eighteenth-Century Portugal", Acta Historiae Rerum Naturalium Necnon Technicarum, 8 (2004), 327—336.
- Hélio Pinto, O Newtonianismo em Portugal no século XVIII, Tese de Mestrado em História e Filosofia da Ciência, (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação de Palmira Fontes da Costa, 2007).