A Popularização da Ciência e da Técnica em Portugal (sécs. XIX-XX)
Equipa
Maria Paula Diogo (IR); Maria Antónia Almeida
Período
2007–2012
Financiamento
Compromisso com a Ciência 2007
Descrição
O projecto que propomos pretende lançar as bases de um trabalho de levantamento e tratamento sistemático das fontes de popularização da ciência e da tecnologia no nosso país, entre os séculos XVIII e XX. Um primeiro objectivo é, assim, compreender as formas como a ciência e a tecnologia são dadas a conhecer a um público de não especialistas e a percepção que este tipo de audiência tem do papel e da importância da ciência e da tecnologia na sociedade portuguesa.
Uma segunda dimensão desta proposta de investigação prende-se com a forma como este trabalho se posiciona em termos europeus: sabemos que o conceito de Europa, o sentimento de pertença a um espaço cultural europeu, se alicerça profundamente nas práticas e vivências quotidianas da ciência e da tecnologia, não pelas elites intelectuais, mas sim pelo “homem da rua”, pelo comum cidadão.
Assim, conseguir retratar, numa faixa temporal de cerca de 200 anos, o processo de sedimentação de uma cultura científica e técnica na sociedade portuguesa, permeabilizando-a, depois, com uma abordagem transnacional, parece-nos ser um projecto de fôlego verdadeiramente crucial não só para o desenvolvimento da investigação em História da Ciência e da Tecnologia em Portugal, mas também para a compreensão da realidade que nos é contemporânea. Em termos específicos da investigação desta proposta será dada especial atenção a: (i) obras que se assumem como divulgadoras de áreas da ciência e da técnica; (ii) periódicos (revistas e jornais) generalistas e de divulgação científica e técnica.