E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
16 maio até 08 setembro 2019
Descrição
A exposição E3 – Einstein, Eddington e o Eclipse centra-se em aspectos históricos de duas expedições astronómicas britânicas, uma liderada pelo astrónomo Eddington, que se dirigiu à ilha do Príncipe e a outra que rumou ao Sobral, Brasil. Pretendiam observar o eclipse solar total de 29 de Maio de 1919 e testar uma das previsões da teoria da relatividade geral de Einstein. Destaca o “encontro improvável” entre Einstein e Eddington, os preparativos das expedições em tempos de guerra, as peripécias das viagens, os sobressaltos das observações e o seu enorme impacto nas comunidades nacional e internacional de astrónomos e no público em geral. Reserva um lugar às instituições e astrónomos de Lisboa.
EQUIPA RESPONSÁVEL
Curadoria
Ana Simões
Equipa
Ana Simões, Ana Eiró, Augusto Fitas, Joana Latas, João Retrê, José Afonso, José Avelãs Nunes, Luís Tirapicos, Paula Santos, Paulo Crawford, Pedro Ré
Assessoria científica
Luís Miguel Carolino, Pedro Raposo
Design gráfico
Once Upon a Brand
Fotografias
Excertos do álbum Flickr do Professor Pedro Ré.
Nos Media
O evento em que a exposição se integra, Eddington @ Sundy, é liderado por diversas instituições de São Tomé e Príncipe e tem como epicentro o legado científico da Roça Sundy, onde decorreram as observações de Eddington, repercutindo-se em vários eventos-parceiros em Portugal, Brasil, e Inglaterra.
Antes da inauguração, o número de Março da Revista da Universidade de Lisboa enquadrara os eventos que irão decorrer em Lisboa, nomeadamente a exposição no MUHNAC, com um artigo central, onde se inclui uma entrevista com Ana Simões. Clique na imagem para ler um excerto da revista, em formato PDF.
O evento de inauguração foi documentado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que publicou uma reportagem em vídeo.
Após a inauguração, Ana Simões participou em dois programas de rádio da Antena 1. Em entrevista, no programa Os Dias Do Futuro (entre os 14m e os 40m), contextualizando amplamente a exposição, e reflectindo ainda sobre o papel das mulheres na ciência, dos amadores (e amadoras), e o envolvimento das populações nos eclipses do início do século XX, e no documentário À Espera das Estrelas sobre o Eclipse, com um breve contributo, apenas sobre a expedição à Ilha do Príncipe.
Na televisão, a RTP África dedicou um especial de hora e meia às comemorações do Centenário do Eclipse Solar de 1919, incluindo uma entrevista com Ana Simões e Paulo Crawford, que decorreu na Ilha do Príncipe, nos jardins da Roça Sundy, onde tomaram lugar as observações de Arthur Stanley Eddington.
Conferências
Em Lisboa, a programação Eddington @ Sunday prevê, além da exposição, diversas conferências, a decorrer até Setembro de 2019, entre o Observatório Astronómico de Lisboa, a Sociedade de Geografia de Lisboa, e o Espaço Caleidoscópio da Universidade de Lisboa. Destacamos o programa no Caleidoscópio, com organização CIUHCT, que enfatizará os aspectos de história da ciência. Serão quatro sessões, entre 23 de Maio e 4 de Julho.
Catálogo
O catálogo da exposição, Um Encontro Improvável, Duas Expedições Memoráveis, foi publicado pelo MUHNAC e a Universidade de Lisboa em Junho de 2019, com textos de Ana Simões, e design de Vasco Ferraz e Mariana Sousa (Once Upon a Brand).
Itinerância
Após a conclusão da estadia de E3 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, a Biblioteca da FCT NOVA acolheu uma nova versão da exposição, patente na Galeria da Biblioteca entre 16 de Setembro e 23 de Outubro.