Prémio Victor de Sá de História Contemporânea para José Avelãs Nunes
22 novembro 2018
O Conselho Cultural da Universidade do Minho distinguiu com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2018 o investigador CIUHCT José Carlos Avelãs Nunes, pela tese de doutoramento "A Arquitectura dos Sanatórios em Portugal:1850-1970”, em ex-aequo com Emanuel Cameira, pela obra "A &etc de Vítor Silva Tavares - narrativa histórico-sociológica”.
Na obra premiada de José Avelãs Nunes, foi estudada a arquitetura dos sanatórios construídos para tratar doentes com tuberculose em Portugal, entre 1850 e 1970. Estes equipamentos constituem uma presença marcante no universo da arquitectura daquele período, sendo um espelho de mudanças científicas e programáticas no combate a esta doença, que dependeu, em grande parte, das suas estruturas. Os dados recolhidos em arquivos nacionais permitiram o estudo das primeiras experiências sanatoriais empíricas em Portugal, bem como a análise comparativa daqueles espaços, da sua arquitetura, dos arquitectos, dos médicos e da esfera de poder que os circundou, desde o financiamento, o planeamento, a aprovação e a execução.
José Avelãs Nunes concluiu o doutoramento na Universidade de Coimbra em 2018. Desde 2016 é membro integrado do CIUHCT e investigador no projecto VISLIS - Visões de Lisboa. O CIUHCT congratula o investigador por esta distinção e deseja-lhe a continuação do sucesso que tem vindo obter no seu trabalho.
O júri do Prémio Victor de Sá de 2018 foi presidido por Viriato Capela, professor catedrático da UMinho, tendo como vogais os docentes Jorge Alves, da Universidade do Porto, e Raquel Henriques, da UNL. O concurso foi bastante participado, o que revela o prestígio alcançado e a vitalidade da historiografia portuguesa contemporânea. Este galardão nasceu em 1991 pelo humanista Victor de Sá, foi reconhecido como sendo de manifesto interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e é também apoiado por mecenas públicos e privados.
Foram também agraciados, com menções honrosas, os investigadores Gonçalo Antunes e Tânia Alves. A cerimónia da entrega e a apresentação dos trabalhos vencedores realiza-se a 12 de dezembro, às 15h00, no salão nobre da Universidade do Minho, em Braga.