Inaugurado o Museu Ferroviário de Bragança, com participação CIUHCT
29 abril 2019
No passado dia 25 de Abril, foi inaugurado em Bragança o novo Museu Ferroviário. Trata-se da reutilização de um espaço museológico já existente, que fora criado para memória da Linha do Tua, mas estava encerrado há 17 anos. A reabertura do museu ocorre agora, na continuidade da Rede de Museus Ferroviários e permitiu, além da reabilitação do edifício existente, a duplicação da área expositiva, incluindo toda a museografia.
O investigador CIUHCT Hugo Silveira Pereira, especialista na história dos caminhos de ferro em Portugal no século XIX colaborou nas tarefas de investigação e produção de conteúdos, e foi responsável pela edição do catálogo do Museu. No dia da inauguração, fez também uma visita guiada às instalações. Trata-se da consolidação da colaboração com o Museu Nacional Ferroviário, onde Hugo Silveira Pereira coordenou, recentemente, a exposição Criando Paisagens Antropogénicas na África dos séculos XIX e XX.
Discurso de Hugo Pereira e excerto da visita guiada. Fotografias retiradas do álbum fotográfico sobre o evento, disponível no Facebook da Câmara Municipal de Bragança.