History of Astronomy in Portugal: Theories Institutions and Practices
Museu de Ciência da Universidade de Lisboa
24 novembro até 26 novembro 2009
Introdução
Em Portugal, houve ao longo da história uma forte relação entre a Astronomia e as ciências matemáticas. Na época dos Descobrimentos, a navegação astron?ica baseava-se na trigonometria esférica e, assim, eram matemáticos os que ensinavam astronomia aos pilotos. No século XVII, as noções básicas de Astronomia eram ministradas no decurso dos estudos de Matemática na universidade e principais colégios jesuítas portugueses. Esta tradição prolongou-se pelo século seguinte e, por isso, não é de estranhar que um dos astrónomos portugueses mais notáveis do século XVIII fosse o distinto matemático José Monteiro da Rocha. No século XIX, as novas instituições de ensino científico, como a Escola Politécnica de Lisboa e a Academia Politécnica do Porto, desenvolveram o ensino e a investigação astronómica no contexto das cadeiras de matemática. Mantendo a tradição, as herdeiras destas instituições oitocentistas, as Faculdades de Ciência das Universidades de Lisboa e Porto, consideraram, durante parte substancial do século XX, a Astronomia uma área da competência dos seus departamentos de Matemática.
Neste congresso pretende-se reflectir sobre a história da astronomia em Portugal e, em particular, sobre a sua relação com as ciências matemáticas e com as aplicações da astronomia.
O Colóquio é organizado pelo Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (MCUL), em conjunto com o CMAF, CMUC, CMUP e CIUHCT, no âmbito das actividades apoiadas pelo CIM. Está integrado nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009).
Comissão Organizadora
- Luís Saraiva (CMAF / Museu de Ciência)
- Luís Miguel Carolino (Museu de Ciência / CIUHCT)
- António Leal Duarte (CMUC, Universidade de Coimbra)
- Carlos Sá (CMUP, Universidade do Porto)
- Samuel Gessner (CIUHCT/MCUL)
- Paula Gualdrapa (MCUL)
- Vasco Teixeira (MCUL)