Estudo da Cartografia Portuguesa Antiga: Diagnóstico e Perspectivas Futuras
Biblioteca Nacional de Portugal
25 março até 26 março 2011
Acerca da imagem
Anónimo português, c. 1471
[Modena, Biblioteca estense universitaria, A.5c]
Organização
- Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT)
- Biblioteca Nacional de Portugal (BNP)
Descrição
O workshop Estudo da Cartografia Portuguesa Antiga: Diagnóstico e Perspectivas Futuras é uma iniciativa do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). O seu propósito é reunir as pessoas actualmente envolvidas na História da Cartografia e da Ciência Náutica, e fazer um ponto da situação relativamente ao estudo da cartografia portuguesa antiga, identificando as linhas de investigação em curso e reflectindo sobre as perspectivas futuras.
Esta iniciativa integra-se num projecto de investigação iniciado recentemente pelo CIUHCT, cujos objectivos principais são: proceder a uma análise geométrica sistemática das cartas portuguesas antigas e da cartografia europeia com elas relacionada; e construir um sistema de informação, aberto aos investigadores e ao público, contendo cópias digitais e informação geral sobre as cartas. Pretende-se, assim, retomar e alargar o âmbito do trabalho iniciado por Armando Cortesão e Teixeira da Mota, em 1960, com a publicação dos Portugaliae Monumenta Cartographica.
O workshop inicia-se com uma conferência inaugural sobre a Historiografia da Cartografia Portuguesa, proferida pelo Dr. Inácio Guerreiro, a que se seguem dezasseis comunicações, proferidas por investigadores afiliados nas seguintes instituições: Birkbeck College, University of London (BUL); Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa (CEG); Centro de História, Universidade de Lisboa (CH); Centro de História de Além-Mar, Universidade Nova de Lisboa (CHAM); Centro Interuniversitário de História da Ciência e das Tecnologias, Universidade de Lisboa (CIUHCT); Escola Naval (EN); Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT); Museu Nacional do Azulejo (MNA); e Universidad Autónoma de Madrid (UAM).
Principais Oradores
- Inácio Guerreiro
- Joaquim Alves Gaspar (CIUHCT)
- Henrique Leitão (CIUHCT)