#10. Irrigação nos Tratados de Agricultura a circular em Portugal (Sécs. XII a XVIII)
Sala de Seminários António Manuel Nunes dos Santos, Ed. VII, FCT/NOVA
25 outubro 2018 · 13h00
Sinopse
Focando-nos nos tratados a circular em Portugal durante a Idade Moderna, esta conferência revela que muito do conhecimento sobre irrigação foi divulgado através de um vasto número de livros que não abordavam especificamente a água. Este trabalho pretende demonstrar que o conhecimento mais eficaz sobre técnicas de irrigação encontra-se em tratados de agricultura, arte dos jardins, governo da quinta, tais como as edições modernas de Vitrúvio, o livro de Alonso de Herrera (1513), de Gregorio de los Rios (1592); de Louis Liger (1722), e de Dézallier d’Argenville (1739).
O conteúdo destes tratados irá ser comparado com o legado dos antigos sistemas hidráulicos descritos nos tratados medievais islâmicos escritos na Península Ibérica durante o Al-Andalus.
Sobre a oradora
Ana Duarte Rodrigues é investigadora do CIUHCT, PI dos projetos "Sustainable Beauty for Algarvean Gardens" e "Horto Aquam Salutarem: Water Wise Management in Gardens in the Early Modern Period", e editora da revista Gardens and Landscapes, publicada pela Sciendo.