"Um Império projectado pelo 'silvo da locomotiva'", de Bruno Navarro
Livraria Santiago, Óbidos, no âmbito do Festival Literário Internacional de Óbidos
03 outubro 2018 · 18h30
"Um Império projectado pelo 'silvo da locomotiva'", de Bruno J. Navarro, é o novo volume da Colecção CIUHCT, publicada pela editora Colibri. O lançamento será pelas 18h30, na Livraria Santiago, no âmbito do FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, com a presença do autor e apresentação de Maria Paula Diogo.
Este trabalho pretende elucidar o papel da engenharia portuguesa no processo de apropriação territorial das colónias ultramarinas de Angola e Moçambique, desenhando uma perspectiva diferente daquilo que, historiograficamente, tem sido identificado como a “marca da colonização portuguesa nas terras de África” (Veríssimo Serrão, 1989), definindo, para isso, como objecto de estudo, o processo de construção e desenvolvimento da rede de infraestruturas ferroviárias, naqueles dois países, entre os séculos XIX e XX, nos planos da sua materialidade e das opções subjacentes.
Imagens do lançamento
Em baixo, a Professora Maria Paula Diogo e o autor, Bruno Navarro, na sessão de apresentação do livro. Consulte também a pequena reportagem vídeo do evento, produzida pelo Festival Fólio.