Palestra 'A Biblioteca Erudita de Campolide: Da fundação à dispersão', com Francisco Malta Romeiras
NOVA FCSH/Campolide, Sala de estudo da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho – antiga Capela
27 outubro 2022 · 09h30
Francisco Malta Romeiras dá uma palestra na conferência "Na Evocação do Centenário da BBC: Ficcionalizações da Ciência no Mundo Anglófono VI" sobre a "Biblioteca Erudita de Campolide: Da fundação à dispersão", baseada na sua publicação A Biblioteca Erudita de Campolide: A história de uma biblioteca jesuíta dispersa pela República.
Este evento decorre pelas 18h, NOVA FCSH/Campolide, na sala de estudo da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho (antiga Capela), e conta com moderação de Maria da Conceição Castel-Branco.
Resumo
Com um acervo estimado em 15 000 volumes, a biblioteca do antigo colégio de Campolide foi encerrada no rescaldo da expulsão dos jesuítas em 1910. Permaneceu encerrada ao público durante uma década, sendo finalmente transferida para a Biblioteca Nacional, no antigo Convento de São Francisco, a 11 de Outubro de 1920. Nesta palestra, irei reconstituir a história da maior e mais importante biblioteca dos jesuítas em Portugal, desde a sua fundação em meados do século XIX até à sua dispersão nas primeiras décadas do século seguinte. Apesar do seu valor ter sido amplamente reconhecido, nomeadamente por António Joaquim Anselmo, a biblioteca dos jesuítas estava ainda por estudar. Na ausência de um catálogo, a reconstituição do acervo bibliográfico da Biblioteca Erudita de Campolide foi feita a partir da identificação sistemática dos livros com marcas de posse do colégio nas colecções da Biblioteca Nacional de Portugal.
Programa (pdf / 333,41 KB)