Instrumentos e a sua relação com a cultura matemática coeva
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, Edifício C8, sala 8.2.17
04 julho 2008 · 10h30
Legenda da imagem
Oronce Finé, Orontii Finei [...] de Solaribus horologiis et quadrantibus, libri quatuor [...][Edidit J. Fineus.], Paris, G. Cavellat, 1560, p. 204
Sobre o evento
Ao longo da história a concepção, o entendimento e, por vezes, a utilização de instrumentos científicos implicava conhecimentos matemáticos. Como estes conhecimentos foram representados nos escritos, explicados ou estudados pelos próprios actores históricos? Como os seus conhecimentos se relacionavam com a cultura matemática coeva? O que é que se sabe sobre as formações científicas e as fontes de matemática dos autores que tratavam de instrumentos?
Durante um dia abordar-se-ão estas questões sobre instrumentos da ciência a nível técnico. Isto é, debruçar-nos-emos sobre os princípios matemáticos e teóricos do seu funcionamento, analisando-os à luz dos conceitos e métodos matemáticos correntes na correspondente época.
Desta forma, o objectivo da jornada é criar um espaço de partilha do conhecimento sobre a parte da cultura matemática relacionada com instrumentos ao longo da história. Tentará caracterizar-se os modos de fertilização mútua de tradições práticas e teóricas da cultura matemática. Assim, o dia dará início à uma reflexão colectiva sobre as fontes, as questões e os métodos de pesquisa nesta área. A organização está a cargo de Samuel Gessner, com o apoio de Magda Eloy.
Programa
Sexta-feira, 4 de Julho de 2008
- 9h55 - Abertura
- 10h - Jorge Nuno Silva, "O Rithmomachia. O jogo pedagógico associado à matemática pitagórica (séc. XI)"
- 10h50 - Armando Martins, "O mapa na Antiguidade Clássica"
- 11h40 - Pausa
- 11h55 - António Canas, "Instrumentos inúteis (séc. XVII)"
- 12h45-14h - Almoço
- 14h - Bruno Almeida, "De regulis et instrumentis: análises de Pedro Nunes a alguns instrumentos coevos" (séc. XVI)
- 14h50 - Samuel Gessner, "Gramelogia. A régua de cálculo circular e a aparição dos logaritmos (séc. XVII)"
- 15h40 - Pausa
- 15h55 - Discussão final
- 16h30 - Fecho