Humanidades e Ciência Cidadã. É muito mais o que as une ou aquilo que as separa?
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Ed. C8, Sala 8.2.02
20 outubro 2016 · 17h00
Sinopse
Em Portugal os projetos de ciência cidadã são ainda escassos e parecem seguir uma tendência mundial dominante, isto é, envolvendo principalmente dados de investigação relacionados com a biodiversidade, o meio ambiente, a astronomia e a saúde. Em todo o mundo o número de projetos de ciência cidadã usando dados decorrentes das áreas das humanidades é ainda reduzido, e Portugal não é excepção. Neste contexto, colocam-se várias questões. São algumas disciplinas mais "adequadas" à co-produção de conhecimento? Em caso afirmativo, quais disciplinas e por quê? E quais são os requisitos e condições para a criação deste tipo de projectos? Estas questões serão discutidas e será apresentado um plano de investigação que pretende estudá-las no contexto Português.
Sobre a oradora
Cristina Luís é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1996), pós graduada em Filogenias e Genealogias de DNA pela Universidade de Barcelona (2005) e Doutorada em Biologia – Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa (2006).
Entre 1995 e 2006 integrou o cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da FCUL tendo participado como investigadora em inúmeros projetos ligados à ecologia de pequenos vertebrados e à genética de conservação de animais domésticos. Entre 2007 e 2009 foi investigadora pós-doc no CIES | Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e no cE3c na área da promoção e administração de ciência e tecnologia. Entre 2009 e 2014 foi Investigadora Auxiliar no MUHNAC | ULisboa ao abrigo do Programa Ciência 2008 tendo sido vice-presidente do conselho científico e coordenadora do gabinete de projetos da instituição.
Atualmente é investigadora pós-doc no MUHNAC, no CIUHCT-FCUL | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, do qual é membro integrado, e no CIES | ISCTE-IUL.
Desenvolve investigação nas áreas de comunicação e gestão de ciência, ciência cidadã, história da ciência e história da domesticação animal, tendo sido coordenadora e participado em vários projetos de investigação e de divulgação científica com financiamento nacional e internacional.
É autora de várias publicações científicas em revistas internacionais, livros e capítulos de livro, e de inúmeras apresentações orais e em painel em congressos nacionais e internacionais.
Promove a divulgação da ciência e do património científico, participou na organização de diversas exposições e iniciativas de promoção da cultura científica e coordenou a Noite Europeia dos Investigadores no MUHNAC entre 2012 e 2015.