Journal Club
No Trilho dos Naturalistas (Doc Club)
FCUL, sala 8.2.03
24 junho 2016 · 13h00
No final do séc. XVIII, na esteira do Iluminismo, a Coroa patrocinou uma vasta e inédita empreitada científica: as "viagens filosóficas" às colónias, para estudar os seus recursos naturais. Quatro naturalistas formados na Universidade de Coimbra foram enviados ao Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde. Estas expedições estarão no centro do primeiro de uma série de quatro documentários.
Série documental em quatro episódios que irão contar a história da botânica em Portugal, principalmente na sua ligação às antigas colónias em África, um percurso indissociável da Universidade de Coimbra.
Alguns conteúdos serão transversais ao documentários:
- abordagem cronológica e enquadramento histórico das explorações botânicas às ex-colónias e os seus principais actores – conhecimento científico e interesse económico na exploração dos recursos naturais;
- retraçar parte dos percursos das mais importantes missões científicas tendo como cicerone o investigador e naturalista Jorge Paiva, com ênfase no conhecimento e conservação da enorme biodiversidade de cada um dos países visitados;
- observações da natureza, in situ e ex situ, com enfoque na biologia e ecologia de espécies vegetais;
- avaliação do legado destas expedições no desenvolvimento do conhecimento científico e, em particular, da botânica, nos países africanos e em Portugal, passado e presente.