Workshop Hi.BicLab: Visões do passado no futuro da mobilidade de Lisboa. As políticas de planeamento urbano e de contagem de tráfego no século XX
Jardim de Inverno, EMEL
21 junho 2023 · 09h00
Visões do passado no futuro da mobilidade de Lisboa. As políticas de planeamento urbano e de contagem de tráfego no século XX
A inscrição é gratuita, mas obrigatória neste formulário.
Neste workshop enquadramos as questões levantadas previamente sobre os temas do planeamento urbano e dos conceitos de tráfego e de como se relacionaram com a definição de prioridades na mobilidade urbana.
Convidamos as pessoas que participam neste workshop a analisarem fontes históricas e documentos actuais. Queremos muito receber respostas para as questões que serão trabalhadas, como por exemplo:
- O que aprendemos com as mobilidades futuras imaginadas na Lisboa planeada do século XX?
- Que visões estão a ser discutidas hoje sobre a mobilidade urbana de Lisboa e de que forma poderiam incorporar “lições” do passado?
Local: Jardim de Inverno da EMEL (Alameda das Linhas de Torres, 198-200, Lisboa)
(será exclusivamente em presença física)
Data: 21 de Junho de 2023, 9h-12h30
Enquadramento
Este workshop está enquadrado nas actividades do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa (EXPL/FER-HFC/0847/2021), que é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O projecto visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave sociais, culturais e técnicos que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas, alargando os nossos repertórios dos passados da cidade, para colectivamente perspectivarcomo as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados!
Nas actividades que realizámos anteriormente, nomeadamente a mesa redonda “Repertórios do passado e a imaginação sobre o futuro: Como o laboratório de História pode contribuir para as políticas cicláveis de Lisboa” (no CIUL, a 11/1/2023), procurámos consolidar uma rede de parceiros com quem identificámos factores e questões sobre o passado às quais queremos responder.