Henrique Leitão e José María Moreno Madrid recebem o Prémio António Quadros 2022
10 maio 2022
Henrique Leitão e José María Moreno Madrid recebem o Prémio António Quadros 2022, da Fundação António Quadros, na categoria "História", pelos seus livros Atravessando a Porta do Pacifico, Roteiros e Relatos da Travessia do Estreito de Magalhães, 1520-1620 e Desenhando a Porta do Pacifico, Mapas, Cartas e outras Representações Visuais do Estreito de Magalhães.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu a 5 de novembro de 2022.
Excerto do relatório do júri:
Na atribuição do Prémio António Quadros 2022, História, o júri procurou galardoar uma obra que se tenha distinguido, entre 2020 e 2021, no âmbito da História de Portugal, uma temática tão amada e trabalhada por António Quadros.
Nesse sentido, o júri, numa única sessão, deliberou por unanimidade atribuir este prémio ao conjunto de duas obras complementares, da autoria de Henrique Leitão e Jose Maria Moreno Madrid, realizadas no âmbito das Comemorações do V Centenário do reconhecimento do Estreito de Magalhães. Este, como se sabe, abriu ao mundo a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacifico. A importância mundial deste acontecimento levaria, séculos mais tarde a NASA a baptizar com o nome Magellan (Magalhães) uma sonda espacial que partiu para Vénus a 4 de Maio de 1989.
A complementaridade entre estas duas obras é fundamental já que, como os próprios autores afirmaram «história das primeiras representações visuais do Estreito de Magalhães entende-se muito melhor quando acompanhada dos textos que as motivaram, e vice-versa».