#24. Árvores de interesse público: história ou política?
[Online]
29 outubro 2020 · 18h00
Sinopse
O património português inclui um vasto património arbóreo com uma grande variedade de espécies. Algumas delas são classificadas, pelo Estado, como de interesse público.
Este artigo aborda a questão da proteção individual de árvores em Portugal, especificamente na cidade de Lisboa. Para responder a este problema é necessário estudar a legislação existente (1914, 1938 e 2012); revisar e avaliar o estado de conservação das árvores classificadas de "interesse público" da cidade; entender os critérios estabelecidos pela agência certificadora do ministério do Ambiente: o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Um grande problema é a falta de conhecimento das pessoas sobre botânica. Uma melhor gestão da rede de árvores históricas poderia ajudar a resolver o problema da “cegueira das plantas”.
Sobre o orador
Ignacio García-Pereda é membro integrado do CIUHCT/ULisboa. Os seus interesses estão focados na história da floresta e na história da jardinagem, engenharia e indústria de produtos agrários. Tem coordenado diversos projetos sobre a história cultural do setor da cortiça e da fruta, em Portugal, Espanha e França. Um dos seus últimos livros é Mais e Melhor Fruta: Uma fotobiografia de Joaquim Vieira Natividade (Euronatura, 2018).