5.º Congresso Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical
Lisboa (dias 14 e 16) e Braga (dias 19 e 20)
14 junho até 20 junho 2023
O 5.º Congresso Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical (5LBMHTM) será realizado em Lisboa, entre os dias 14 e 16 de junho de 2023, e entre os dias 19 e 20 de junho de 2023, em Braga.
Será organizado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT/IN2PAST – Universidade do Minho), Instituto de Higiene e Medicina Tropical (Universidade Nova de Lisboa), Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Emergências em Saúde Pública (NIESP/Fiocruz) e Museu Histórico/Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.
Na sequência do congresso anterior, que se centrou na discussão da saúde planetária na Agenda das Nações Unidas, este encontro constitui um momento privilegiado para congregar investigadores nacionais e estrangeiros de modo a promover um fórum de reflexão e discussão sobre o conceito de One Health, como reflexo da discussão mais recente sobre a pandemia de COVID-19. Convoca a história da medicina e da saúde pública e também a história social e ambiental em geografias locais e regionais e em diferentes contextos internacionais, transnacionais e globais.
Na historiografia da medicina tropical, a discursividade associada a programas de erradicação ou controlo de algumas doenças após a Segunda Guerra Mundial retorna à agenda contemporânea com principal destaque para as doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas na sua interação com o todo social. Assim, as redes de colaboração técnico-científica e as diferentes constelações de atores e interesses sociais envolvidos na abordagem da saúde planetária permitem refletir sobre o programa transnacional de “Uma só saúde”, utilizando como âncora a história das epidemias/pandemias.
Este congresso visa, assim, estimular uma reflexão alargada sobre o período pós-pandémico de COVID-19. Privilegiará reflexões e trabalhos na interface da saúde humana com o meio ambiente (natural e social), à luz das peculiaridades socioeconómicas e político-administrativas de cada região e das correlações de força entre mercados, Estados/Nações e agências internacionais, como a Organização Mundial de Saúde, Organização Pan-americana de Saúde e a Organização das Nações Unidas, entre outras.
A programação do Encontro incluirá contribuições sobre as seguintes áreas temáticas:
- História das doenças e das epidemias tropicais
- Inovações tecnológicas em saúde e impacto social
- Políticas de saúde e sustentabilidade na Agenda 2030 da ONU
- História da medicina humana e animal: interações entre ambiente e sociedade
- Movimentos migratórios, territorialidades, desigualdades e saúde global
- Doenças negligenciadas e reemergentes
- Saúde Global, planetária e One Health
O congresso será realizado em língua inglesa.
As propostas de simpósios ou comunicações individuais, resultantes de investigação original e ainda não publicada, deverão ser submetidas eletronicamente em português e em inglês no website do Encontro.
Link para submissão de propostas: https://forms.gle/MqwcmrxGsMBTAWyg6 — até dia 15 de abril 2023.
Cada simpósio temático deverá contar com a participação de 4 ou 5 participantes. Cada participante terá cerca de 15 minutos para realizar a sua comunicação, seguida de um curto período para debate ou de uma discussão final.
As propostas devem conter: Título; Nome(s) do(s) autor(es); Afiliação institucional; Endereço de email; Área temática; Resumo – até 300 palavras; Palavras-chave – até 05; Breve nota biográfica (até 150 palavras). Cada autor poderá submeter apenas uma proposta como primeiro autor. O congresso será realizado em formato de reunião híbrido (presencial/online). No entanto, privilegia-se o encontro presencial.
Os candidatos serão notificados sobre a aceitação da sua proposta até 28 de abril de 2023. Os resumos aceites na conferência estarão disponíveis on-line.
O congresso é gratuito, mas requer inscrição obrigatória.
Para mais informações, por favor, contacte-nos através do seguinte e-mail:
5clbhmtropicalcontact@gmail.com
Para qualquer questão relacionada com o programa científico, contacte os representantes da comissão organizadora, Isabel Amaral (ima@fct.unl.pt), Alexandra Esteves (alexandraesteves@ics.uminho.pt) ou Gisele Sanglard (gisele.sanglard@fiocruz.br).
Financiamento
Financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (PIDDAC/OE), no âmbito da Unidade CIUHCT UIDB/00286/2020 – UIDP/00286/2020.